Cooperativa de Artesanato Tramas da Terra

Nossa História

...

COARTE - Cooperativa de Artesanato Tramas da Terra

A Coarte tem origem no trabalho iniciado em 2001 no bairro de Óleo, zona rural do Município de Andradas- Sul do Estado de Minas Gerais, pelo grupo de artesanato Tramas da Terra. Neste bairro a população, formada principalmente por agricultores familiares, meeiros, parceiros e diaristas, se dedica principalmente ao cultivo de café, batata, batata doce, banana, garantindo ocupação por um período de 7 ou 8 meses do ano. Na busca de uma atividade que preenchesse o tempo ocioso, complementasse a renda e que proporcionasse a permanência do homem do campo no meio rural, encontrou-se o artesanato. Alem de uma alternativa de trabalho e renda, o artesanato representa mais um produto atrativo para o desenvolvimento do turismo local. Nesta perspectiva vale ressaltar que o turismo, segundo diagnóstico elaborado pelo Proder/Sebrae em 1998, apresenta-se como principal opção para geração de emprego e renda no Município de Andradas.

O grupo nasceu a partir do envolvimento dos proprietários da Pousada do Sauás – localizada no Sítio São José, Bairro do Óleo, que preocupados com a questão da qualidade de vida dos moradores locais, sensibilizaram a Comissão Municipal de Emprego e Renda solicitando cursos de qualificação na área de artesanato. Pois, com o artesanato seria possível mobilizar e envolver a comunidade, gerar renda nas entressafras, e com o desenvolvimento da arte, despertar para a mudança de paradigmas. Foram realizados, com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador, cursos de cerâmica e artesanato em fibra. Como matéria-prima optou-se pela taboa por ser uma fibra natural de fácil manuseio, produzir cestaria de aspecto maravilhoso, ser abundante na região e rebrotar rapidamente.

Considerando que a taboa é uma planta que se desenvolve em áreas úmidas e alagadas, foi decretado pelo município o ‘ interesse social’ deste tipo de artesanato, viabilizando assim, junto ao órgão ambiental competente – IEF –Instituto Estadual de Florestas, uma autorização coletiva para sua exploração em Andradas.

Desde 2001 os artesãos participam de feiras para divulgação e comercialização do artesanato, realizando também negócios com empresa francesa de cosméticos, tendo peças distribuídas em vários shoppings do Brasil. Em 2004 o grupo foi selecionado entre 5.884 projetos pelo Programa Petrobrás Fome Zero, estando recebendo apoio financeiro para ampliação e legalização. Para realizar o comércio com empresas de forma legal e eficaz, em 2005 o grupo se constituiu enquanto cooperativa, a Coarte- Cooperativa de Artesanato Tramas da Terra de Andradas. Em 2006 conquistou o seu próprio espaço, uma loja na sede municipal, onde armazena, expõe e comercializa o artesanato. Este espaço também é utilizado para a realização das reuniões periódicas, palestras e cursos de reciclagem dos artesãos.

Atualmente 90% da Coarte é formada por agricultores familiares e o restante são pessoas em situação de vulnerabilidade social, contando com 45 famílias de artesãos pertencentes a 8 bairros rurais do município, trabalhando na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Este trabalho tem se ampliado com o apoio da Associação de Moradores do Distrito do Campestrinho e do CMDRS-Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Andradas.

Para oferecer novas opções aos consumidores, a Coarte tem procurado diversificar os produtos artesanais em fibras, tecendo chinelos, suplat, decoração em utensílios de cerâmica e móveis produzidos no município, e também, procurando utilizar outras fibras, como a de bananeira, material bastante abundante em Andradas.

A Coarte tem conseguido esses resultados graças ao grande empenho, união e solidariedade dos artesãos, aliados ao contínuo e intenso apoio dos parceiros Prefeitura Municipal de Andradas, Emater-MG e Petrobrás- Fome Zero.


COARTE - Cooperativa Tramas da Terra
©Copyright 2008 Todos os direitos reservados

  • Bergamin&Cia
  • Wordpress